
O Medo do Espelho
"Um dia acontece. Deparamo-nos com uma imagem reflectida no espelho da existência. Olhamos, voltamos a olhar, olhamos de novo e, após grande hesitação, reconhecemos: somos mesmo nós! Trata-se de um "nós" reflectido numa imagem que desconhecíamos ou, talvez, insistiamos em não reconhecer. A verdade é que somos incrivelmente hábeis a fugir de nós mesmos e tremendamente cobardes para nos procurarmos por trás das aparências. Quase sempre esse "outro" que olhamos no espelho da existência, e parece tão diferente de nós, é-nos trazido pela sinceridade de um verdadeiro amigo ou pela dor de um companheiro que desiludido desabafa o que realmente pensa de nós. Também existe outro caminho para descobrimos essa imagem: através da reflexão, psicoterapia ou busca espiritual. Quem já se encontrou com o outro no espelho da existência e tentou descobrir o seu verdadeiro "eu" garante que este segundo caminho é o menos doloroso. Infelizmente nem sempre é o que percorremos, quase sempre por medo do confronto com a imagem que temos de nós e de quem somos realmente. Para descobrimos o nosso verdadeiro "eu" precisamos de nos despojar gradualmente do "eu" que se formou a partir da nossa histório de vida, das nossas experiências, dos nossos condicionamentos e das verdades que nos foram impostas pelo mundo exterior."

Encontrar um Rumo
"Um alheamento do "eu" que pode ser evitado se, como recomendam os especialistas em psicoterapia, nos perguntarmos permanentemente por que seguimos em determinada direcção, se o fazemos porque é que o nosso coração deseja, ou porque nos fizeram acreditar ser aquele o melhor caminho. Essa resposta será dada pelos nossos sentimentos."
in, Revista Happy
Edição de Outubro 2009
Quando vi este artigo na Revista Happy despertou-me muito interesse. Está muito bem escrito e, de certa forma, adapta-se a vida de muitas pessoas e, arrisco-me a dizer, até à minha. Temos medo de descobrir o nosso verdadeiro "eu" e, assim sendo, muitas vezes não conseguimos viver em harmonia com nós próprios.
Quando nos olhamos ao espelho nunca vemos o que queremos ou tentamo-nos abstrair daquilo que vemos com medo de encarar a realidade.
A

Sem comentários:
Enviar um comentário